REVALIDA INEP

Você está visualizando atualmente REVALIDA INEP

O Revalida INEP, é o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Ensino Superior Estrangeira, e é considerado a principal prova de Revalidação de Diplomas Médicos no Brasil, sendo coordenada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Como mencionado no post anterior, o Revalida INEP é a forma tradicional de revalidação de diploma. A dificuldade na aprovação, é marca registrada do exame, que chegou a registrar 93% de reprovação dos inscritos.

Ou seja, um extremo oposto da Revalidação Simplificada, que tem ganhado força nos últimos meses.

Compilamos abaixo, algumas informações relevantes sobre esta modalidade de revalidação, a fim de facilitar a preparação do candidato.

Em primeiro, importante registrar que o Revalida INEP é composto de 2 (duas) fases.

A primeira etapa esta subdividida em (i) prova objetiva, e (ii) prova discursiva. A primeira com 100 questões objetivas e valendo 1 ponto cada, e a segunda com 5 questões discursivas, valendo 10 pontos cada, totalizando 150 pontos nesta etapa.

A segunda etapa é composta por uma prova de habilidade clínicas, composta por 10 (dez) estações, relacionadas as cinco grandes áreas da medicina: (i) Clínica Médica, (ii) Cirurgia, (iii) Ginecologia-Obstetrícia, (iv) pediatria, (v) Medicina da Família e Comunidade. A segunda etapa vale 100 pontos.

Para conquistar aprovação, o candidato deverá alcançar a nota de corte, que na edição de 2021, ficou em 99,6 pontos na primeira etapa e 66,9 na segunda.

Além disso, o candidato precisa escolher uma Universidade Pública, que esteja devidamente inscrita no sistema do Exame, que ficará responsável por validar o diploma profissional.

Todavia, importante esclarecer ainda que podemos fazer um pedido liminar, para que o Poder Judiciário já determine de imediato a revalidação simplificada do candidato sem que tenha que se submeter a qualquer tipo de prova.

Não se esqueça: quanto maior a sua luta, maior será a vitória. Ninguém disse que seria fácil, então CONFIE NA SCM!

SEU SONHO, NOSSA LUTA!

Ficou com alguma dúvida?